Igreja Presbiteriana Independente do Ipiranga é uma comunidade local pertencente à Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (www.ipib.org), e jurisdicionada ao Presbitério do Ipiranga. Temos como visão ser uma comunidade cheia de amor, para acolher, curar e restaurar o próximo, através de relacionamentos verdadeiros e profundos, tendo a cruz de Cristo e os valores do Reino de Deus como modelos éticos e morais, gerando em nós, uma irradiação tão intensa, que nos impulsione a alcançar os mais distantes povos, raças e tribos. Assim, o temos como propósito:

Construir relacionamentos para

expansão do Reino de Deus

 

​Esse objetivo expressa muito bem o significado do que é "ser Igreja", e também evidencia nossas pretensões e metas no exercício da nossa vocação. Entendemos que o chamado para "ser Igreja" é um chamado para fora de si mesma, do individualismo, marca do nosso tempo. Trata-se de um chamado ao relacionamento, com Deus e com o próximo. Relacionamento com Deus do qual depende nossa razão de ser e que atribui sentido ao que somos e fazemos. E o relacionamento com o próximo que tem a marca do amor, da justiça e do serviço, resultante da obediência ao grande mandamento:

“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo.” Mt 22:37-39 

Buscando ser uma comunidade pautada pelo relacionamento, entendemos que todos são bem vindos, e que a partir da ministração mútua, fundamentada nas escrituras, todos podem ser edificados para edificar. Movidos pela visão de relacionamentos entendemos que nosso lugar de atuação é o mundo. Diante disso afirmamos que: A IPI do Ipiranga é uma comunidade para ser e pertencer.